+351 291 705 231

adegicultura@gmail.com

150 Anos do Nascimento de Luzia

150 Anos do Nascimento de Luzia

No dia 15 de fevereiro assinalaram-se os 150 anos do nascimento da escritora Luzia e 10 de dezembro marca os 80 anos da sua morte.

Luzia 150 anos
Luzia 150 anos

A ADEGI – Associação para o Desenvolvimento de Estudos Globais dedicará parte da sua programação deste ano às celebrações em torno da memória da escritora nascida em Portalegre, em 1875, e que viveu grande parte da sua vida na Madeira, na Quinta das Cruzes, Solar da Piedade, no Jardim do Mar, e na Quinta Carlos Alberto, no Jasmineiro, Funchal, onde faleceu em 1945.

“Luzia, pseudónimo de Luísa Susana Freitas Lomelino Grande, nasceu no Alentejo, viveu na Madeira, passou longos períodos em Lisboa, Paris e Pirenéus franceses e escolheu a Madeira para terminar os seus dias. Foi uma escritora muito considerada em Portugal, numa altura em que as mulheres ainda procuravam a afirmação na escrita, e, passados vários anos, caiu no esquecimento”, afirma Luísa Paolinelli, Presidente da ADEGI, que acrescenta “uma das preocupações da nossa associação é trazer para a atualidade autores e textos esquecidos. Nesse sentido temos desenvolvido um importante trabalho na redescoberta do património literário e cultural madeirense e na divulgação de escritores como Luzia”.

Este ano, a ADEGI dedicará grande parte da sua atividade à escritora, através de uma extensão programação que acontecerá entre as datas do seu nascimento e morte e que contemplará palestras (a primeira delas que decorreu ontem em parceria com o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social, da Calheta), apresentações, publicação de três obras – Cartas duma Vagabunda (reedição anotada e comentada); Cartas de Luzia para Laura de Castro e Conde de A. (Inéditos de 1924-1931) e Flos Sanctorum das Mulheres Portuguesas (reedição comentada e anotada da coluna de opinião de Emília da Sousa Costa, publicada entre 1925-1927, no jornal Pátria Portuguesa, sobre várias mulheres que se distinguiram em várias artes, de entre as quais Luzia); a realização de um Congresso Internacional Da Vagabundagem: Luzia, escritora da inquietação (24 e 25 de outubro) e um projeto teatral Luzia, entre o Diário, as Cartas e a Comédia da Vida.

Palestra na Escola da Calheta “Luzia da leitura à escrita de livros”

A ADEGI em parceria com a CEDECS realizou hoje, na escola da Calheta, uma palestra intitulada “Luzia da leitura à escrita de livros”, proferida pelo Dr. Vítor Paulo Teixeira, a primeira de um extenso programa de atividades a desenvolver pela ADEGI para assinalar os 150 anos do nascimento de Luzia.

Daqui a vinte anos, você ficará mais desapontado com as coisas que não fez do que pelas que fez.

plugins premium WordPress