José Eduardo Franco

No passado dia 6 de setembro, às 11h00, na sala de conferências do Centro de Congressos da Madeira, no Funchal, teve lugar o lançamento do primeiro volume do MADEIRA GLOBAL: GRANDE DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA MADEIRA, com apresentação a cargo de José Pacheco Pereira.

“O século XXI será cada vez mais o século do conhecimento, tido como meta e prioridade em ordem ao progresso dos povos. O conhecimento é o novo nome do desenvolvimento. Os países e as regiões distinguir-se-ão, acima de tudo, pela cultura e pela ciência, como capitais decisivos para gerar inovação,

José Pacheco Pereira

novas fontes de riqueza e saídas alternativas em ordem à sobrevivência da humanidade para além das fronteiras, agora estreitas, do nosso planeta Terra. Não podemos descurar que aquele período da nossa história, em que Portugal se salientou no palco das nações do mundo pelas viagens de descoberta dos caminhos marítimos, teve na base a acumulação, a gestão inteligente e a aplicação adequada de um conhecimento científico e técnico.

Este capital de saber permitiu ao nosso país criar a primeira rede de influência global no dealbar da Época Moderna e tornar-se, ao lado de Espanha, o pioneiro, ou seja, o pai da globalização em que hoje vivemos plenamente. Neste momento charneira da história da humanidade, a Madeira começou a ser povoada sob a égide de Portugal e tornou-se uma espécie de laboratório e rampa de lançamento do Novo Mundo que se abria aos olhos da Europa nos séculos XV, XVI e XVII. O papel do arquipélago madeirense como ponto nevrálgico, de interseção, de absorção e de projeção (povoadores multiétnicos, navegadores, comerciantes, viajantes, cientistas, militares, exilados, emigrantes, turistas, etc.) faz da Madeira uma das ilhas mais conhecidas do mundo e com presença frequente na grande literatura e história mundiais. A Madeira é, pois, uma ilha que merece justamente o epíteto de “Ilha Global”, que agora passa a ter um dicionário global.”

A obra já se encontra disponível para encomenda na livraria online da ADEGI.