+351 291 705 231

adegicultura@gmail.com

(Des)Informação e Literacia Mediática na Madeira

A A Associação para o Desenvolvimento de Estudos Globais e Insulares – ADEGI realiza no próximo dia 17 de setembro, no Centro Cultural John dos Passos, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, e em parceria com o Sindicato dos JornalistasWikimedia Portugal e a Universidade Aberta, a conferência e ação de formação “(Des)Informação e Literacia Mediática na Madeira”, com o fim de sensibilizar o público em geral, e a comunidade educativa em particular, para a problemática da desinformação e das notícias falsificadas, e melhorar as competências em literacia digital e mediática dos participantes.

Pretende sensibilizar públicos diversos, com uma tónica especial em professores e alunos, para os riscos da desinformação nos media e em suporte digital. Justifica-se, ainda, por proporcionar a possibilidade de realizar exercícios práticos e adquirir técnicas de identificação de notícias falsificadas e outros tipos de desinformação.

Objetivos:

  • Sensibilizar para a problemática da desinformação digital e mediática
  • Abrir perspetivas a partir do cruzamento de especialistas de origens muito diversas
  • Promover a realização de oficinas de trabalho que conferirão uma dimensão mais prática aos trabalhos
  • Melhorar as competências em literacia digital e mediática dos participantes
  • Proporcionar um espaço aberto de discussão, que permita a troca produtiva de experiências e impressões

Compõe-se de dois períodos distintos, iniciando-se com um conjunto de pequenas palestras com duração de cerca de 15 minutos, a que se segue uma mesa redonda com quatro convidados e um moderador, abordando o tema da literacia mediática e da desinformação. Os quatro integrantes do painel cobrem as áreas de Jornalismo, Educação, Bibliotecas e Direitos Digitais. O segundo período iniciar-se-á com oficinas de trabalho, usando como casos de estudo a Madeira e a Venezuela, cada uma com seu moderador e relator. Os resultados obtidos nas oficinas de trabalho são então trazidos pelos relatores para um debate final.

9:00 – Receção

9:30 – Sessão de Abertura por Sujoya Roy, Deputy Public Affairs Officer (Embaixada dos EUA em Portugal) e Rubina Leal, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

9:45

    • Jeffrey Izzo, Counselor for Political & Economic Affairs at the U.S. Embassy in Lisbon –  “U.S. Efforts to Counter Misinformation & Disinformation” (20 mins)

    • Vítor Tomé (Associação Literacia para os Media e Jornalismo) – Literacia dos média em Portugal

    • Sofia Branco (Associação Literacia para os Media e Jornalismo) – Literacia, Média e Jornalismo

10:40 – Espaço para perguntas

10:50 – Coffee Break

11:10 –

    • Anna Mazgal (Wikimedia Deutschland) + Paulo Perneta (ADEGI/ Wikimedia Portugal) – Literacia mediática e Wikimedia.

    • Susana Henriques (Universidade Aberta/LE@D – Educação & Saúde & Desinformação)

11:50 – Espaço para perguntas

12:00 – Mesa redonda – “O papel da literacia mediática no combate à desinformação”

    • Isabel Nery (Associação Literacia para os Media e Jornalismo), Eduardo Santos (D3), Natércia Gouveia (ABM),Susana Henriques (Universidade Aberta). Moderação: Paulo Perneta (ADEGI/ Wikimedia Portugal)

12:50 – Espaço para perguntas

13:00 – Intervalo para almoço

14:30 – Reinício

    Workshops sobre literacia mediática (3-4 grupos)

    • Literacia Mediática e Venezuela (Miguel Crespo e Sofia Branco)

    • Literacia Mediática e Madeira (Isabel Nery e António Macedo ferreira)

    • Literacia Mediática na Sala de Aula (Vítor Tomé e Paulo Perneta)

16:00 – Coffee Break

16:30 – Wrap Up Workshops

17:20 – Wrap Up Conferência

17:30 – Encerramento da conferência

Sujoya Roy

Sujoya Roy

Sujoya Roy, Deputy Public Affairs Officer at the U.S. Embassy in Lisbon. A Public Diplomacy officer, Sujoya handles cultural and educational affairs, coordinates grants and social media and supports our relationship with media outlets. Sujoya has served in Monrovia, Liberia in the same capacity, at the U.S. State Department’s Bureau of Western Hemisphere Affairs Public Diplomacy office in Washington D.C. as coordinator of entrepreneurship exchange programs, in Mexico and in Italy as Vice Consul. Before joining the State Department Sujoya worked in private equity and financial services in New York, specializing in international project finance and start-up investment project management. She holds an M.A. in International Business and a B.A. in Political Science and Eastern Religions from Columbia University in New York. She speaks Spanish, French, Italian, and Portuguese.

Jeffrey Izzo

Jeffrey Izzo, Counselor for Political & Economic Affairs at the U.S. Embassy in Lisbon. A career Foreign Service Officer, Jeffrey has held multiple postings in the U.S. Diplomatic Service including in crisis countries such as Syria and Iraq, to steady state countries including Canada and Hungary. At his previous assignment at the Syria Transition Assistance Response Team (START), Jeffrey oversaw the deployment of $100 million in stabilization assistance. Prior to Lisbon, Jeffrey served as the Political Advisor to LTG Garrett in his capacity as the U.S. Army Central Commander. He has held Chief of Political and Economic Section positions in Canada and Angola, and has served as Energy Officer in Iraq and in the Department of State’s Bureau of Economics in Washington D.C. He has also covered human rights and political/military affairs in Hungary. Jeffrey is a graduate of the Naval War College of Newport Rhode Island.

Vítor Tomé

Vítor Tomé

Consultor (ex: Conselho da Europa, Comissão Europeia, Shota Rustaveli Foundation), docente na Universidade Autónoma de Lisboa, jornalista (CP1524A) e investigador do CIES-ISCTE-IUL (ex: Projeto IBERIFIER). Doutor em Educação, pós-doutorado em Ciências da Comunicação, é coordenador científico de projetos nas áreas da Cidadania Digital, Literacia dos Media e Jornalismo (ex: Academia de Cidadania Digital – Fundação Calouste Gulbenkian, Projeto PICCLE – Plano Nacional de Leitura), formador de professores (DGE e ANP) e formador de formadores no CENJOR.

Sofia Branco

Sofia Branco

Sofia Branco é jornalista há 21 anos. Atualmente, trabalha na agência Lusa e é presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, onde foi presidente da Direção entre janeiro de 2015 e maio de 2021. Tem um percurso profissional reconhecido, nacional e internacionalmente, na cobertura de temas de direitos humanos. Com mestrado em Direitos Humanos, é professora convidada de Ética e Deontologia no ISCTE-IUL desde 2016 e representante de Portugal na Rede Temática de Jornalistas do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Entre 1999 e 2009, trabalhou no jornal Público, durante os quais recebeu vários prémios por artigos publicados, nomeadamente pela série de trabalhos sobre o tema da mutilação genital feminina (entre os quais a Medalha de Ouro da Assembleia da República). É autora dos livros “Cicatrizes de Mulher”, sobre a mutilação genital feminina, e “As Mulheres e a Guerra Colonial”.

Anna Mazgal

Anna Mazgal

Anna Mazgal trabalha para a Wikimedia Deutschland como Conselheira Sénior para a Política da União Europeia, baseada em Bruxelas. Está atualmente envolvida no debate sobre o Digital Markets Act e o Digital Services Act, aplicando tanto uma perspectiva de direitos humanos, como a experiência da Wikimedia como plataforma hospedeira da maior enciclopédia online do mundo, a Wikipédia, cujo conteúdo é gerado pelos utilizadores. Anteriormente, Anna Mazgal trabalhou na defesa da reforma dos direitos de autor, e na regulação de conteúdo terrorista. Foi Diretora de Política no Centrum Cyfrowe, um think-and-do-tank polaco sobre direitos digitais na culturae educação, e presidente da Associação COMMUNIA, um grupo internacional agrupando defensores da preservação do domínio público e dos direitos dos utilizadores.

Paulo Perneta

Paulo Perneta

Formado em Biologia, ramo de Biologia Celular e Biotecnologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 2003 que trabalha e desenvolve projectos de investigação em Genealogia e História, com foco sobretudo na história e origem das famílias dos Arquipélagos da Madeira e Açores, origem documental de povoadores, e reconstrução de paróquias em ambos os arquipélagos, em particular nos séculos XV a XVII. Pertence à Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares – ADEGI, sendo investigador associado do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no polo da Madeira. É membro da Rede Global Creative Commons e da Associação Wikimedia Portugal, desenvolvendo um importante trabalho colaborativo nos vários projectos da Fundação Wikimedia, em particular Wikimedia Commons, Wikidata e Wikipédia.

Susana Henriques

Susana Henriques

Susana Henriques é doutorada em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar da Universidade Aberta, Portugal, investigadora integrada do Cies-Iscte e colaboradora do LE@D, UAb. Os interesses de investigação estão relacionados com a Sociologia da educação e da comunicação (designadamente, e-learning; literacia mediática; inclusão digital), Sociologia dos consumos e das dependências (designadamente, educação para a saúde / literacia em saúde, prevenção de comportamentos aditivos e dependências), Liderança educacional e avaliação externa de escolas, e Metodologias de Investigação.

Isabel Nery

Isabel Nery

Jornalista várias vezes premiada e investigadora, biógrafa de «Sophia de Mello Breyner Andresen», Isabel Nery (www.isabelnery.info) é autora de várias obras de não-ficção, entre elas o livro de reportagem «As Prisioneiras», o ensaio «Chorei de Véspera» e «Política e Jornais – Encontros Mediáticos». Dois dos seus livros foram adaptados para curtas-metragens de animação. Enquantojornalista passou pela televisão, diários e semanários, tendo trabalhado quinze anos na revista VISÃO, onde fez parte da equipa que criou a VISÃO Júnior, de que foi editora. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 2017 e 2021. Atualmente está a fazer doutoramento na área do Jornalismo Literário, mantém colaboração com publicações nacionais e internacionais e é membro do Comité Executivo do projeto Literacia para os Media e Jornalismo.

Natércia Vieira da Luz Gouveia

Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação pela Universidade de Évora. Exerceu funções na rádio e imprensa escrita entre 2001 e 2004, principalmente na área da Cultura. Integra o Arquivo Regional da Madeira desde 2005, essencialmente nos setores da comunicação, promoção e acesso ao acervo e dinamização de atividades pedagógicas. Formadora na área dos Arquivos e Bibliotecas desde 2009. É atualmente Diretora de Serviços de Comunicação e Acesso na Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Eduardo Santos

Eduardo Santos

Eduardo Santos é advogado em prática individual, com experiência em questões que cruzam Direito e Tecnologia, como a neutralidade da Internet, a videovigilância policial ou a retenção de metadados das telecomunicações. É o representante da Associação D3 na «European Digital Rights»

Miguel Crespo

Miguel Crespo

Investigador no CIES_ISCTE e no OberCom – Observatório da Comunicação. Jornalista e consultor editorial, tendo sido publisher, diretor editorial e diretor de diversas publicações nacionais, e jornalista em vários diários nacionais. Professor convidado nas pós-graduações em Jornalismo, e em Assessoria de Comunicação e Política, no ISCTE-IUL. Professor na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM/Universidade Europeia, assessor da direção e coordenador de formação no Cenjor – Centro de Formação de Jornalistas, e formador na ETIC. Doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL. Interessado em literacia e educação mediática, desinformação, inovação e modelos de negócio dos media, jornalismo, redes sociais e digital storytelling. Membro de diversos projetos de investigação internacionais Erasmus+ e Horizon2020 nas áreas de jornalismo, literacia mediática, desinformação, indústrias criativas.

António Macedo Ferreira

António Macedo Ferreira

Jornalista/ editor, licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa – Luís de Camões, pós-graduado em Estudos Regionais e Locais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Madeira. Auditor de Defesa Nacional pelo IDN. Presidente da direção regional da Madeira do Sindicato dos jornalistas.

Embaixada dos Estados Unidos

plugins premium WordPress