Informações

A A Associação para o Desenvolvimento de Estudos Globais e Insulares – ADEGI realiza no próximo dia 17 de setembro, no Centro Cultural John dos Passos, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, e em parceria com o Sindicato dos Jornalistas, Wikimedia Portugal e a Universidade Aberta, a conferência e ação de formação “(Des)Informação e Literacia Mediática na Madeira”, com o fim de sensibilizar o público em geral, e a comunidade educativa em particular, para a problemática da desinformação e das notícias falsificadas, e melhorar as competências em literacia digital e mediática dos participantes.

Pretende sensibilizar públicos diversos, com uma tónica especial em professores e alunos, para os riscos da desinformação nos media e em suporte digital. Justifica-se, ainda, por proporcionar a possibilidade de realizar exercícios práticos e adquirir técnicas de identificação de notícias falsificadas e outros tipos de desinformação.

Objetivos:

  • Sensibilizar para a problemática da desinformação digital e mediática
  • Abrir perspetivas a partir do cruzamento de especialistas de origens muito diversas
  • Promover a realização de oficinas de trabalho que conferirão uma dimensão mais prática aos trabalhos
  • Melhorar as competências em literacia digital e mediática dos participantes
  • Proporcionar um espaço aberto de discussão, que permita a troca produtiva de experiências e impressões

Compõe-se de dois períodos distintos, iniciando-se com um conjunto de pequenas palestras com duração de cerca de 15 minutos, a que se segue uma mesa redonda com quatro convidados e um moderador, abordando o tema da literacia mediática e da desinformação. Os quatro integrantes do painel cobrem as áreas de Jornalismo, Educação, Bibliotecas e Direitos Digitais. O segundo período iniciar-se-á com oficinas de trabalho, usando como casos de estudo a Madeira e a Venezuela, cada uma com seu moderador e relator. Os resultados obtidos nas oficinas de trabalho são então trazidos pelos relatores para um debate final.